segunda-feira, 28 de setembro de 2009

"No Rio de Janeiro, o gordo é mais discriminado que o negro"

(Fabiana Karla, atriz pernambucana gorda, em entrevista ao site Ego, vide Diario de Pernambuco, Viver, pág. 4)

Li isso hoje e não pude deixar de pensar sobre a afirmação acima, com certeza me incomodou porque sou gorda e tenho parentes que moram no Rio e comprovam tal frase acima. Segundo eles, no Rio a mulher cultuada é aquela que é bela naturalmente (leia-se por "naturalmente" a mulher sarada, bronzeada, sem maquiagem), algo, aliás, que eles se regojizam. Pode ser burra, mas tem que ser gostosa.

Agora alguém pode me dizer porque ser gordo é ser feio? Pra mim, é como dizer que todo preto é pobre, que todo mundo que estuda em escola pública é burro, que todo político é corrupto. Detesto definições. Elas nos limitam. E tal limitação gera em nós um preconceito por preconceito, porque alguém, chamado Sociedade, colocou nas nossas cabeças que bonito é ser magro, sarado e o resto... bom, o resto é ser feio.

Todo mundo tem algo de interessante a oferecer, seja pela beleza do corpo, dos olhos, da elegância, do sorriso, do saber escutar, de ter um coração mole, de saber falar, de ser inteligente, ter um bom papo. Mas tudo isso some se a pessoa for gorda. O gordo é desinteressante por natureza, parece que, por ter quilos a mais ele é... gordo! E nada mais! (A não ser Jô Soares que é O gordo mais fofo do mundo... santa hipocrisia).

Há quem leia esse post e diga que ser magro é sinônimo de ser saudável, no que concordo em partes, mas nem por isso a obesidade é tratada como doença, o que de fato o é. Eu, por exemplo, estou me preparando pra emagrecer, porque minha saúde assim me pede. Mas só!

Termino esse post com uma pequena modificação numa célebre frase de Vinicius: "Que me desculpem os imbecis, mas inteligência é fundamental".

9 comentários:

Mário Neto disse...

Pô, este foi show! Concordo plenamente, parece que pelo simples fato de a pessoa não estar "em forma" ela não pode se enquadrar.
Sabemos que a coisa não é por aí, né?!

E a frase do final fechou o texto de forma indiscutível!

Aprovado! hahahaha
Beijo!

Thomaz disse...

nossa, pior q no Rio é assim mesmo. Eu fui lá, e a praia parece ser coisa só pros corpos sarados da cor do pecado. Existe uma ditadura da beleza muito forte lá. E é algo absurdo. Pra mim, não adianta de nada a pessoa ter um corpo escultural se é ruim por dentro. Pode parecer brega, mas, pra mim, uma pessoa q seja considerada "feia" pelos padrões da Sociedade se torna muito mais bonita com um simples sorriso, um gesto de bondade, etc. Duvido que alguém consiga manter um relacionamento com outra só porque essa é linda, mas um porre.

benditadieta disse...

Este faço questão de comentar... No auge dos meus 20 quilos acima do peso...O preconceito existe SIM, mas eu acho q ele começa na cabeça do próprio gordo, negro...Tem MUITA gente q é feliz sendo gorda, DUVIDO q Jô Soares n seja... e eu acho sim ele tudo q há de fofo, é um dos caras q mais admiro, inteligentíssimo além de ter um humor como poucos e ser um dos homens mais elegantes do brasil, sabe usar uma gravata borboleta como ninguém,até mesmo pq gravatas normais deixam o gordo mais gordo. Acho q no Brasil, inclusive no Rio, o preconceito é MUITO maior contra o pobre... Duvido q um gordo descendo de um porsche TODO arrumado cheiroso n vá chamar atenção...Agora EU n me sinto bem sendo gordinha, sinto logo todas as roupas apertarem pq mesmo q vc compre uma nova ela nunca fica perfeita no seu corpo, eu sinto fazerem dobras na barriga, minha coluna dói MUITO. Eu n sou infeliz sendo assim, mas prefiro ser magra. Mesmo q magra eu n tenha peito, nem bunda e SEMPRE tenha barriga. Eu faço regime e vou morrer fazendo pq n gosto de me sentir pesada, a disposição diminui, os hormônios se alteram. E obesidade é SIM uma doença, mas muita gente busca a doença, pq uma pessoa q é capaz de comer uma pizza inteira sozinho deveria repensar seus hábitos alimentares, e ninguém engorda 100 quilos de um dia pro outro, é um processo gradativo, e n é possível q a pessoa n veja q está acontecendo. Muita gente tem problema pra emagrecer sim, problemas na tireóide, genética familiar, mas acreditem esta é a minoria das pessoas o resto é GULA mesmo - entro neste grupo. N acredito q é ser gordo q faz a pessoa menor e sim n se amar do jeito q se é.

benditadieta disse...

pra descontrair:

BARRIGA É BARRIGA...


por Arnaldo Jabour



"Barriga é barriga, peito é peito e tudo mais. Confesso que tive agradável surpresa ao ver Chico Anísio no programa do Jô, dizendo que o exercício físico é o primeiro passo para a morte. Depois de chamar a atenção para o fato de que raramente se conhece um atleta que tenha chegado aos 80 anos e citar personalidades longevas que nunca fizeram ginástica ou exercício -
entre elas o jurista e jornalista Barbosa Lima Sobrinho - mas chegou à idade centenária, o humorista arrematou com um exemplo da fauna: A tartaruga com toda aquela lerdeza , vive 300 anos. Você conhece algum
coelho que tenha vivido 15 anos?
Gostaria de contribuir com outro exemplo, o de Dorival Caymmi. O letrista compositor e intérprete baiano era conhecido como pai da preguiça. Passava 4/5 do dia deitado numa rede,bebendo, fumando e mastigando. Autêntico marcha-lenta, levava 10 segundos para percorrer um espaço de três metros.
Pois mesmo assim e sem jamais ter feito exercício físico viveu 90 anos.
Conclusão: Esteira, caminhada, aeróbica, musculação, academia? Sai dessa enquanto você ainda tem saúde... E viva o sedentarismo ocioso !!! Não fique chateado se você passar a vida inteira gordo. Você terá toda a eternidade para ser só osso !!!
Então: NÃO FAÇA MAIS DIETA !! Afinal, a baleia bebe só água, só come
peixe, faz natação o dia inteiro, e é GORDA !!! O elefante só come
verduras e é GORDOOOOOOOOO !!!
VIVA A BATATA FRITA E O CHOPP !!!

Você, menina bonita, tem pneus? Lógico, todo avião tem!

benditadieta disse...

homens q eu pegaria fácil: Jabor e Jô, mas dizem as línguas q Jô é gay...claro q richard gere, george cloney, brad pitt TAMBEM estão na minha lista.

Luíza Tiné disse...

é claro que inteligência é fundamental. concordo plenamente com Vinícius, e com tudo que você disse aí no post. De que é que adianta ter um corpão e não ter nada na cabeça. Preconceito é uma merda mesmo. E a maioria dos brasileiros são uns 'marias vai com as outras' por seguirem tanto o padrão da sociedade e discriminar tanto assim os gordos. Padrão estético não quer dizer nada. E já dizia o ditado 'quem vê cara não vê coração', então as pessoas deviam olhar melhor os outros antes de fazer qualquer julgamento!

Lou disse...

(por Sossô, que não conseguiu comentat)

as vezes eu tambem fico muito revoltada com esses padrões estabelecidos pela sociedade. é injusto e eu me sinto imbecil por não concordar e ainda assim buscar me aproximar ao máximo daquilo que vejo na mídia. todo mundo busca, inconscientemente. infelizmente, nosso ponto de referência são essas pessoas do rio. quem dera fosse pessoas inteligentes como você!

Renata Novacosque. disse...

Infelizmente se julga pela carcaça, esquecem o essencial e tudo vira acidental.
Sejamos reconhecidos pela nossas ações e não pelas aparências.

Bjos Lou!
Adorei o Post =)

Tiago Vidal (Tiaguinho) disse...

mto bom!

e isso vai mto mais alem do que simples gordo vs. magro!

pode notar que essas pessoas que mais julgam pela aparencia sao as que mais nao se aceitam... precisam colocar o outro pra baixo para se auto-afirmarem... ridiculo isso!

É preciso que a gente entenda essas pessoas tb... mas o que nao pode eh tb os que se sentem ofendidos de certa forma, aceitarem tudo, diminuindo a si mesmo... entrando em depressoes e etc...

Eh preciso ver que sempre ha alguem que nos ama e MUITO, mto mais do qq coisa... Jesus, nossos amigos, familiares....

Xero Lou

Tiaguinho