terça-feira, 8 de julho de 2008

Juntando madeira para construir uma porta

Uma porta pode ser uma passagem, um objeto decorativo, algo que te afasta de pessoas e coisas quando está fechada, que aproxima quando está aberta, pode ser um "cabide de coisas inúteis", pode ser algo que você não dá valor, pode ser acústica, pode ser necessária, pode ser de vários materiais (até de madeira), pode ser alta, pode ser dividida em duas, pode ser da sala, do corredor, do quarto, do banheiro, do carro, da geladeira e, para os crentes, como eu, pode ser o último obstáculo pra entrar no céu.

Pois bem, qualquer que seja a sua porta, ela leva tempo pra ser elaborada, moldada, montada. Não sei como é o processo, mas deve-se precisar serrar a madeira, tratá-la, dar a forma de retângulo, depois lixar, envernizar, pintar, colocar as dobradiças, parafusa-las, colocar as maçanetas... E isso tudo leva tempo. Dependendo de onde você manda fazer, pode demorar mais ou não, depende da qualidade e velocidade dos profissionais que estão trabalhando nela. E da sua cobranla com eles.

O certo é que a minha porta ainda está em fase de análise, como eu vou querer a minha porta. Mas a minha porta não é num sentido literal, mas figurativo. A minha porta é algo que não existe, é indiferente, está ali por estar ali, nem mais nem menos. Não é fácil, pois existem diversos detalhezinhos que não podem passar em branco que se chamam sentimentos. Não posso construir uma porta simplesmente por construir, é uma decisão séria e definitiva. Já cosntruí diversas outras portas antes e nenhuma delas, até hoje, deixou de ser porta e, o mais curioso, é que não me arrependo disso, embora algumas delas tenham sido construídas com o material da emoção e não da razão. Mas esta é diferente. Precisa ser mais forte, mais resistente pra aguentar os trancos que sua construção pode trazer.

Ainda estou na escolha da madeira. Ela pode nem chegar a ser construída, algumas coisas podem acontecer e eu desista dela. Mas o tempo é ligeiro e não espera. E eu não estou esperando, só estou no meu tempo.

Um comentário:

J.B.L. disse...

Para mim, atravessar uma porta significa ir ao encontro do desconhecido... por mais que se tenha uma idéia do que há atrás da porta, surpresas são sempre possíveis. Assim, independentemente do tipo de madeira usada e de outros detalhes da porta, mais importante é procurar estar disposto a enfrentar qualquer coisa que seja apresentada. Conselho: deixe a porta aberta, qualquer que seja ela, e, quando o seu tempo chegar, passe. Um cheiro e que Deus te abençoe!