quarta-feira, 25 de junho de 2008

Ensaio sobre a mentira

Mentir é certo?
Ou é errado?
É feio?
Ou aceitável?
O fato é, todo mundo mente, em menor ou em maior escala, em menor ou em maior freqüência.

Existem as mentirinhas. Aquelas que não afetam ninguém, que não fazem mal, nem depõe contra a honestidade da pessoa. Pode ser um "erro" de 5 minutos pra mais ou pra menos, pode ser um "já vou" pra sua mãe quando ela lhe chama e você vai demorar mais 1 horinha pra fazer o que ela quer, pode ser um "estava no silencioso" quando você bina o prego que não larga do seu pé, pode ser um "estava com dor de barriga" quando você levanta mais tarde pra perder o ônibus da escola um diazinho na vida...

Mas existem as mentironas. Aquelas que podem até ter boas intenções mas, no fundo no fundo, existem pra atrapalhar a vida da gente. É uma traição ao namorado, ao marido, ao amigo, é inventar uma história pro seu chefe de um amigo de trabalho pra ele não ser promovido e você ganhar o seu lugar, é você fingir que paga o seu curso e usa o dinheiro pra comprar roupa, é você viajar com o namorado e dizer que está na casa de uma amiga...

Depois da verdade, vêm as justificativas. E você se dá conta que nenhuma delas é plausível diante do óbvio: eu menti! Mas o pior da mentira é o que ela traz consigo: a falta de confiança em tudo; em um beijo, em um abraço, em um até logo, em um boa sorte, em um eu te amo.

A mentira é um mal necessário. Mas cuidado ao usá-la. Ela pode se virar contra você mais facilmente do que você imagina!

4 comentários:

Unknown disse...

Mentira !!!!!!!!

Maria Clara disse...

Amiga vc deve escrever sempre!!!! BJUUUU

@marcelatenorio disse...

Gosto de mentira não, aliás sou péssima mentinte.
Mas o fato, Lou, é que algumas mentiras salvam uma vida.
Algumas mentiras impedem um sofrimento grande.
Mas a grande questão é que quem mente sempre tira o direito do outro sentir boas ou más verdades, quem mente acaba pegando para si o poder que não lhe foi dado, mas sim roubado.
Uma coisa é certa, a mentira é devastadora.
E isso é verdade!

Beijo! E que bom que está de volta, só falta Kaduzzzzz

Lou disse...

mentira eu so gosto quando EU conto!!